Gerenciando pensamentos intrusivos

Você já teve um pensamento horrível que não o deixaria sozinho? Como imaginar um acidente de carro e depois seguir esse pensamento durante todo o acidente, resgate e até o potencial tratamento hospitalar ou, pior, a morte? Ou talvez você tenha imaginado algo ruim acontecendo a um ente querido?

Esses tipos de pensamentos são chamados de “pensamentos intrusivos” e algumas pessoas nunca os têm, outras lidam com eles diariamente. Eles podem ser um dos sintomas do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), mas nem sempre.

photo of a woman sitting beside statue
Photo by cottonbro on Pexels.com

Quer os tenha ocasionalmente ou regularmente, podem ser muito angustiantes. Pensamentos intrusivos estão ligados à ansiedade, como você pode esperar, com os sentimentos que surgem deles. Mas, ao contrário das estratégias de enfrentamento da ansiedade, não é recomendável tentar interromper esses pensamentos enquanto os tiver. Em vez disso, verificou-se que racionalizar o pensamento no momento de tê-lo, ou seja, “Um acidente de carro é improvável porque tenho dirigido por X anos e só tive um pequeno solavanco” (substitua as informações de exemplo por seu histórico conhecido ) Ou “O cenário em que imaginei meu ente querido é altamente improvável por causa de X, Y e Z”.

Outra maneira de abordá-los é anotando-os e lendo-os em voz alta para você mesmo. O que isso faz, na maior parte, é dar ao seu cérebro ou subconsciente, o pensamento de volta através do sistema auditivo. Isso permite que o pensamento seja processado de uma maneira diferente, permitindo que o subconsciente se racionalize. Ao manter o controle dos seus pensamentos, você será capaz de observar os padrões que podem causá-los, como dirigir ultrapassando o local em que teve aquela pancada no passado. Quando você sabe onde e por que esses pensamentos são acionados, você tem algo concreto para abordar. Um hipnoterapeuta será capaz de desvendar esses eventos e ajudá-lo a gerenciá-los.

abstract background with raindrops on misted glass
Photo by Ave Calvar Martinez on Pexels.com

Os pensamentos intrusivos do TOC são ligeiramente diferentes por natureza e podem precisar de medicação e psicoterapia para resolvê-los. Vale a pena seguir os passos acima para ver se eles podem ser tratados, mas se mantê-los não ajudar, você deve visitar seu médico para discutir a possibilidade de um diagnóstico de TOC.

Para aqueles que viram um padrão e descobriram que as etapas acima ajudaram, talvez a maneira mais eficaz seja abordar o pensamento em sua raiz. Usando a hipnoterapia e o estado profundamente relaxado induzido, você e seu terapeuta podem explorar de onde vieram os pensamentos. Ao usar a hipnoterapia, seu terapeuta está convocando a parte do cérebro que o protege. Além disso, ao questionar o uso de pensamentos intrusivos, seu terapeuta pode ajudá-lo a desligá-los ou pelo menos entender por que estão acontecendo.

Às vezes, o reconhecimento da causa raiz é suficiente para desacelerar ou até mesmo prevenir outros pensamentos intrusivos.

iezo.nakano@gmail.com

iezo.nakano@gmail.com

Ola, sou Hipnotista, Hipnólogo, Hipnoterapeuta. Faço parte das maiores associações de hipnotistas do mundo, com mais de uma década de experiência. Aqui você encontrará as mais recentes técnicas atualizadas baseadas em neurociência, uma abordagem descontraída sem julgamentos e ambiente seguro e tranquilo. Talvez você esteja querendo fazer mudanças há algum tempo, mas de alguma forma se sentiu muito ocupado, ficou de fora ou não estava pronto Fico a sua disposição para maiores informações...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com